3ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010. Pouco passa das 6,30h da manhã e ainda falta muito para o sol nascer. Na zona de “check-in” do terminal 2 do Aeroporto da Portela há um invulgar afluxo de gente jovem. Fatos de treino, sacos de raquetes alguns bocejos e muita ansiedade. A aventura de mais uma jornada do Circuito Nacional de não Seniores em Badminton está prestes a começar, desta vez com viagem mais longa até à ilha da Madeira. A comitiva do ARCIP que garantiu qualificação para esta jornada foi constituída por cinco Atletas; Hugo Jorge (Sub11), Marco Jorge e João Alves (sub13) e Ana Rita Dias e Inês Correia (Sub15), sendo uma das mais representativas do Continente. Acompanhando os nossos atletas seguiram ainda um representativo grupo de pais, os chamados “paitrocinadores” que nestas, como noutras alturas, estão sempre presentes – a Augusta, a Clara, o Tony, o Luís Filipe e a Ângela. Esta 3ª Jornada do Circuito Nacional de não seniores, disputou-se nos dias 13 e 14 na freguesia dos Prazeres, numa organização do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres em parceria com a FPB e ABRAM e com o apoio da Câmara Municipal da Calheta. Sob a direcção do Juíz Árbitro António Rodrigues, teve a participação de cerca de 130 jogadores, representantes de 12 clubes do Continente, 1 da Região Autónoma dos Açores e 7 da Região Autónoma da Madeira. Esta jornada para além do aspecto competitivo, proporcionou aos nossos jovens uns agradáveis dias de são convívio e camaradagem e uma oportunidade de conhecer algumas das belezas deste, para alguns, desconhecido pedaço de Portugal, gozando da amenidade do clima (o frio que esteve nesses dias em Lisboa…) e aproveitando um dos mais bonitos Carnavais do mundo! No plano desportivo, os nossos parabéns para todos os atletas que tão bem se bateram no campo honrando a nossa camisola e o nome do nosso clube. O desportivismo e empenho posto em cada ponto e em cada jogo vale para nós como vitórias… mesmo quando essas não acontecem!!!

Resumo dos resultados dos nossos atletas:
Sub11 – SH
Hugo Jorge (ARCIP) = 1/8 Final
Sub13 - SH
Marco Jorge (ARCIP) = 1/8 Final
João Alves (ARCIP) = 1/4 Final
Sub13 – PH
J. Sousa (CDRP) / M. Jorge (ARCIP) = 1/4 Final
J. Alves (ARCIP) /A. Silva (GRAJ) = 1/2 Final
Sub13 – PM
J. Alves (ARCIP) /A. Santos (GDE) = 1/2 Final
Sub15 - SS
Ana Dias (ARCIP) = 1/8 Final
Inês Correia (ARCIP) = 1/8 Final
Sub15 - PS
A. Dias (ARCIP) / I. Correia (ARCIP) = 1/2 Final
Sub15 – PM
E. Santos (GRAJ) / I. Correia (ARCIP) = 1/4 Final
H. Carvalho (SIMPS) / A. Dias (ARCIP) = 1/2 Final
-
Uma palavra final para o resto da equipa que foi nossa parceira nesta viagem! Os clã Chang (Marisa / Mariana e Pedro), Carvalho (Sérgio / Hugo e Bruno) Santos (Manuel / Emanuel) e Silva (Carlos / Ângelo) foram reforços de peso na amizade e companheirismo.
(texto por: Ana Rita Dias / Paulo Dias)

Inauguração do Centro de Alto Rendimento nas Caldas da Rainha

O dia 6 de Fevereiro de 2010 ficará marcado na memória para todos os amantes de Badminton como o dia da inauguração do Centro de Alto Rendimento (CAR) localizado nas Caldas da Rainha juntamente com o Primeiro Torneio Nacional de Divulgação organizado pela Federação Portuguesa de Badminton (F.P.B). Este evento envolveu cerca de 200 atletas de norte a sul do país, onde cada um deu o seu melhor para figurar no pódio. O nosso clube esteve presente no torneio fazendo-se representar por os seguintes atletas: Hugo Jorge(sub-11); João Alves, Marco Jorge e Sílvio Simões(sub-13); Ana Dias; Ana Gomes e Djeni Furtado(sub-15); Ana Amorim; Eduardo Santos e Sandra Silva(sub-19), acompanharam os atletas os delegados da ARCIP, Clara Alves, Paulo Dias e Maurino Silva. Da parte da tarde chegaram os convidados oficiais, entre eles o Secretário de Estado do Desporto: Dr. Laurentino Dias, que ao descerrar uma lápide assinalou a inauguração oficial do CAR tendo feito o discurso da praxe.
(fotos do torneio mais abaixo)

Resultados

SH - Sub-11
1 º Diogo Faria (EEBL / Braga), 2 º Miguel Carvalho (ADEBC / Coimbra); 3 º Isaac Silva (CSM / Peniche)
SS - Sub-11
1 ª Rita Assunção (SRC / Sintra), 2 ª Rafaela Faria (EEBL / Braga) 3 ª Inês Costa (EBMRA / Cascais)
SH - Sub-13
1 º Daniel Mendes (ESMA / Sintra), 2 º Silvio Simões (ARCIP / Odivelas), 3 º João Alves (ARCIP / Odivelas)
SS - Sub-13
1 ª Joana Lopes (NST / Tires); 2 ª Beatriz Cristina (BCM / Monchique); 3 ª Anastácia Ganta (EBMRA / Cascais)
SH - Sub-15
1 º Ricardo Catita (ESMA/Sintra), 2 º Sanches Filomemo (ESMA/Sintra), 3 º José Marreiros (BCM/Monchique)
SS - Sub-15
1 ª Sarah Rodrigues (NST / Tires); 2 ª Inês Lorga (CDUP / Porto), 3 ª Ana Candeias (ADEBC / Coimbra)
SH - Sub-17
1ºPedro Guerreiro(CDMB/Portimão) 2ºMarco Serrão(JAC/Sant. Cacém 3ºMarcelo Ribeiro(JAC/Sant. Cacém)
SS - Sub-17
1 ª Adriana Afonso (CDMB/Portimão), 2 ª Ana Passaporte (ESMA/Sintra); 3 ª Inês Santos (ADEBC/Coimbra)
SH - Sub-19
1 º Nuno Tavares (AAC / Coimbra), 2 º Fábio Assunção (ESMA / Sintra), 3 º Ruben Rato (CSM / Peniche)
SS - Sub-19
1ª Ana Oliveira (EEBL / Braga), 2ª Joana Roseiro (AAC / Coimbra), 3ª Andreia Almeida (ESMA / Sintra)

Curso de Treinadores de Nivel-1

Realizou-se nos dias 12 e 13 de Dezembro 2009, 9 e 10, e 30 e 31 de Janeiro 2010, no Centro de Alto Rendimento, nas Caldas da Rainha o Curso de Treinadores de Nivel-1 de Badminton. Este curso organizado pela Federação Portuguesa de Badminton (F.P.B) teve a orientação dos professores: Luís Carvalho e Jorge Cação e a colaboração de Luís Virtuoso e Jorge Infante. Participaram no Curso 18 formandos, foram eles: Filipa Lamy(Academia de Badminton); Jorge Azevedo(Académica de Espinho); Luís Pinto(Académica de Espinho); Fernando Ferreira(Académica de Espinho); Maurino Silva(ARCIP); Paula Menezes(Colégio Monte Maior); Ana Paula Costa(ADEBC); Nuno Lima(ADEBC); João Ova(EPN); João Paulo Cruz(ESLC); Miguel Machado Cruz(ESLC); António Rosa(CB); Ana Xavier(Luso FC); Filipe Costa(Luso FC); João Sexas(Luso FC); Gonçalo Cardoso(Luso FC); Dalila Belém(Academia de Badminton) e Joana Terruta(ISMAT). Foram leccionadas as seguintes matérias: Organização da actividade do treinador; Metodologia da Aprendizagem; Metodologia do treino; Técnicas de Batimentos; Movimentação em Campo; Táctica básica de Singulares e Pares; Organização de um treino de Badminton; Arbitragem e Regulamentos; Nutrição; Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros. Para obtenção do diploma de Treinador, todos os formandos terão um prazo de seis meses para entregar um relatório de estágio ministrando 24 horas de treinos, pelo menos dois treinos por semana, correspondendo a 2 horas de sessão por cada treino, dando assim 4 a 6 micro ciclos. Aos futuros treinadores quero aqui deixar um estímulo e uma palavra de apreço porque o Badminton precisa de vós e da vossa dedicação. Que os conhecimentos adquiridos, possam formar os jovens atletas para o futuro da modalidade de Badminton.
(texo por: Maurino Silva)