Piquenique no Parque Municipal de Cabeço de Montachique

Teve lugar no dia 19 de Julho em Loures no Parque Municipal de Cabeço de Montachique um Piquenique organizado pela ARCIP, o habitual encontro/convivio da época ferial. Participaram neste encontro cerca de 80 pessoas que disfrutaram esta bela paisagem, e estiveram em contacto com a natureza, visitando recantos e lugares especiais.

Torneio de Equipas


Teve lugar em Tires, em 13-07-08 no pavilhão do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio, o torneio de Equipas Masculinas Seniores, realizado pela ABDLS, ao qual participaram as seguintes equipas, e cuja classificação ficou assim ordenada:

1º .CRDT-Clube Recreativo e Desportivo de Trancoso;
2º .SRC-Sintra Raquete Clube;
3º.ARCIP-Associação Recreativa Cultural Indo-Portuguesa;

Cada equipa apresentou quatro jogadores que disputaram três jogos singulares e dois jogos em pares homens.





18º Aniversário Cidade Odivelas


Realizou-se no dia 13-07-08 ás 10 horas no pavilhão Polivalente em Odivelas, o 18º aniversário da passagem de Odivelas a cidade. Este evento teve como objectivo galardoar todas as pessoas que no ano passado mais se distinguiram nos diversos sectores da vida dos odivelenses. No campo desportivo foram galardoados todos os atletas que nas diversas modalidades que tornaram campeões distritais, regionais e nacionais.

Na equipa de Badminton da ARCIP foram distinguidos os seguintes atletas:
- Sandra Silva –1 ºlugar nos regionais SF infantis
- Ines Correia/Sandra Silv – 1ºlugar nos regionais PS infantis
- Yara Silva/Rosa Silva – 1ºlugar nos regionais PS seniores
- Paulus Beek/António Alberto – 1ºlugar nos regionais PH seniores


Usou da palavra neste evento a presidente da junta de Freguesia de Odivelas Dr. Graça Peixoto, que elogiou o bom trabalho desenvolvido por todos os atletas.








Estágio de Verão




Realizou-se no dia 5 de Julho de 2008 pelas 9.00 horas no Pavilhão do Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio em Tires o Estágio de Verão 2008, organizado pela ABDLS. Este estágio teve como objectivo dar a conhecer aos participantes a organização básica de um jogo em termos tácticos e técnicos, bem como as regras do badminton.

Estiveram presentes neste estágio os jogadores dos seguintes clubes – ARCIP, CREA, CRDT, SRC, e ADESintra, no total de 20 atletas.

A Arcip esteve representada com os seguintes jogadores – Hugo Jorge, Marco Jorge, Inês Correia, Sandra Silva, Daniel Rodrigues e Ricardo Silva. Este estágio foi orientado pelos técnicos Prof. Carlos Assunção, Victor Assunção, Sandra Costa e como prelector Maurino Silva.

No encerramento do estágio foram distribuídos diplomas e T-shirts a todos os participantes.

Sobre o Badminton

História
O badminton é uma modalidade desportiva que teve, provavelmente, origem na cidade indiana de Poola e foi trazido para a Europa por oficiais britânicos em serviço naquele país.Estes oficiais apresentaram este jogo na residência do Duque Beaufort, em Gloucestershide, mais precisamente no Castelo de Badminton.
A Federação Portuguesa de Badminton, F. P. B., foi fundada no dia 1 de Julho de 1954, sendo o seu presidente Henrique Pinto, o introdutor do Badminton em Portugal.


Objectivo
O objectivo do baminton é impulsionar o volante, de modo a que este passe por cima da rede e caia no chão do campo adversário e evitar que o mesmo aconteça no nosso campo.
É um jogo muito versátil porque tanto se pode jogar dentro de um recinto como no exterior (desde que não haja vento).Pode ser jogado apenas com dois jogadores, um contra o outro, ou a pares.


Os jogadores
O jogo será jogado, no caso de pares, por dois jogadores de cada lado, ou no caso de singulares, por um jogador de cada lado.O lado a quem pertencer o direito de servir deverá ser chamado de "servidor", e o lado oposto deverá ser chamado de "recebedor".

O campo
O campo deverá ser um rectângulo com as medidas oficialmente definidas marcado por linhas, de preferência, brancas ou amarelas.Existem outras linhas interiores para facilitar quando o jogo é de pares. Se o volante cair sobre as linhas, conta como sendo dentro.
Os postes têm 1,55 metros de altura e deverão ser suficientemente fortes, de modo a manterem a rede esticada, e deverão estar colocados sobre as linhas laterais de pares.
A rede deverá ser feita de corda fina, de cor escura, e com uma malha de medida definida. O cimo da rede deverá ser orlado por uma tira de lona branca. A rede deverá estar a 1,55 metros de altura.

O volante
O volante pode ser feito de materiais naturais e/ ou sintéticos. Seja de que tipo de material for feito as características deverão ser semelhantes às de um volante de penas verdadeiras, com uma base de cortiça coberta por uma fina camada de cabedal. O volante deverá ter 16 penas fixadas na base, cada uma com 7 cm de comprimento. O volante deve pesar entre 4,74 gramas e 5,5 gramas.

A raquete
A raquete que bate o volante, deve ser plana com cordas cruzadas. Não deve ter mais de 23 cm de largura e 29 cm de comprimento.

Batimentos
Existem três tipos de batimentos

- Por baixo;
- Lateral;
- Por cima;


Zonas do Campo ----------- Batimento

Do fundo para o fundo---------Clear ofensivo e defensivo
Do fundo para a rede----------Amortie alto
Da rede para o fundo----------Serviço e lob
Da rede para a rede-----------Amortie baixo